Esta formação não se destina a profissionais, mas sim a todos os que se sintam curiosos pelo tema.
Decorrerá no espaço de Restauro de pintura do Misarte
Inscrições limitadas
13 julho 2019
Das 10h às 12h30 | 15 €
Inscrições: Inscrições limitadas e pagamento até 10 de julho
MMIPO, Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
Horário: das 10h às 12h30
Rua das Flores, 15 | Porto
mmipo@scmp.pt | 929366164
Programa
1. Os ofícios que produziam talha dourada e como estavam organizados
2. Os concursos e a contratação das obras
3. Os materiais de douramento
4. Outras aplicações dadas a materiais de douramento - os bolos medicinais
5. Técnicas de douramento e sua importância para a conservação das obras: observação de provetes
6. Utilidade dos métodos laboratoriais de análise para o estudo de obras de arte - observação de amostras ao microscópio
A talha dourada é uma das expressões mais significativas do barroco ibérico e de muitas das suas extensões ultramarinas. Consiste no revestimento de peças esculpidas em madeira com uma sequência de camadas de gesso, argila e folha de ouro. Nesta sessão, dirigida ao público adulto, propomos uma viagem pelas origens e aplicação destes materiais, revelando os segredos da sua longevidade.
Carolina Barata é bacharel em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, mestre em Química Aplicada ao Património pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutorada em Geociências pela Universidade de Aveiro. Iniciou a sua atividade profissional em 1996, nas áreas de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete, Escultura e Talha, colaborando com diversas empresas e instituições. Foi formadora profissional durante 5 anos e docente universitária durante 13 anos. A sua atividade como investigadora incide fundamentalmente sobre a Escultura e a Talha.