Hoje, 24 de setembro, há 190 anos que D. Pedro IV, conhecido como o Libertador, faleceu. Além de marcar a história de Portugal e do Brasil, deixou também um legado único à cidade do Porto: o seu coração. Enquanto Provedor da Misericórdia do Porto, D. Pedro IV destacou-se durante a Guerra Civil, e o seu gesto de gratidão à "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta" cidade nunca será esquecido.
É interessante notar que, mesmo defendendo ideologias contrárias às do seu irmão, D. Pedro demonstrava um instinto de proteção fraternal durante a Guerra Civil. Prova disso é o facto de os bombardeamentos terem sido estrategicamente planeados de modo a evitar ataques diretos à área onde D. Miguel se encontrava.
No âmbito da parceria entre o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e o Museu do Tesouro Real, convidamos o público a descobrir uma nova perspetiva sobre este período conturbado da história que dividiu liberais contra absolutistas. Pela primeira vez, as duas instituições apresentam um projeto conjunto, com visitas orientadas que revelam o impacto deste conflito através do seu acervo museológico. As sessões, intituladas "O Outro Lado da História", terão lugar a 20 de outubro no Museu do Tesouro Real e a 23 de outubro no MMIPO, abordando os laços históricos entre os dois irmãos e a sua influência em Portugal e no Brasil.
As peças testemunham as memórias de um império em colapso e a identidade da cidade portuense, estruturada em torno da matriz liberal.
+ INFO
publicos@mmipo.scmp.pt
T.+351 220 906 961
Messenger do MMIPO
Juntos celebramos cultura, legado e futuro.