MMIPO

O legado do Papa Francisco


Com a partida do Papa Francisco, o mundo perde uma figura de proximidade e esperança. No MMIPO, espaço onde Fé, Arte e Ação Social se entrelaçam, reconhecemos o valor desta herança e o modo como ressoa na missão que a Misericórdia do Porto assume há 526 anos.

Mais do que um museu, o MMIPO é uma viagem pela história da instituição, com salas dedicadas à sua fundação, aos seus benfeitores e às principais áreas de intervenção social. Ao longo do percurso museológico, o visitante é convidado a descobrir testemunhos artísticos da Pintura, Escultura, Ourivesaria e Paramentaria.

Neste tempo de luto, o MMIPO permanece como lugar de contemplação e memória, mas também de gratidão. Fiel à sua missão de preservar e dar a conhecer a história da Misericórdia do Porto, o museu convida-nos a refletir sobre os valores que nos unem. À semelhança do que o Papa Francisco tantas vezes defendeu, é na valorização das "memórias enquanto povo" que encontramos sentido, identidade e alento.  

Homem do Sul, filho de emigrantes, primeiro papa não europeu desde Gregório III (731-741), Jorge Mario Bergoglio aproximou-se também dos que viviam nas periferias (geográficas e existenciais) e convoca-nos a fazer o mesmo. 

Que o seu legado continue a inspirar o compromisso com a proximidade e o cuidado pelos outros.




+ INFO 
publicos@mmipo.scmp.pt
T.+351 220 906 960
Messenger do MMIPO  

 

Juntos celebramos cultura, legado e futuro.