MMIPO

No aniversário da Baronesa de Nova Sintra, honramos o seu legado


Nascida a 5 de fevereiro de 1819, em Viana do Castelo, Albina Augusta de Araújo foi esposa de José Joaquim Leite Guimarães, Barão de Nova Sintra. Em 1863, o barão fundou no Porto dois estabelecimentos dedicados à educação e acolhimento de crianças abandonadas. Três anos depois, as instalações definitivas foram inauguradas com a designação de Estabelecimento Humanitário do Barão de Nova Sintra, mais tarde conhecido como Colégio Barão de Nova Sintra. Em 1871, após a morte do fundador, o estabelecimento e os seus bens, incluindo a quinta e a fábrica de fiação de seda, foram doados à Misericórdia do Porto.

O MMIPO preserva a memória da benfeitora através de dois retratos integrados na sua coleção de pintura. Um deles, de corpo inteiro, é atribuído a José Alberto Nunes, com base na semelhança estilística com outro retrato do barão, documentado como obra do mesmo pintor em 1874.

Este retrato foi recentemente restaurado pelo Misarte - Conservação e Restauro da Misericórdia do Porto, assegurando a sua preservação para as gerações futuras.


Saiba mais sobre a história da Baronesa de Nova Sintra, aqui




Saiba mais sobre a história da Baronesa de Nova Sintra, aqui


Juntos celebramos cultura, legado e futuro.