MMIPO

Um objeto e seus discursos por semana
Fons Vitae
31 OUT. | Museu da Misericórdia do Porto | 18h00

Carlos França, Jonathan Saldanha
António Tavares

Obra maior da Escola Flamenga (c. 1520) exposta na antiga Sala do Despacho da Santa Casa da Misericórdia do Porto, o Fons Vitae tem como motivo central o Calvário, com a representação de Cristo e da Fonte da Vida.

Arte pura do Renascimento em diálogo coma missão cultural da Misericórdia e a visão de dois artistas contemporâneos que pensam e trabalham o sagrado.


Carlos França

Crítico de arte, professor e ensaísta, mestre em Estética, pela Universidade Sorbonne de Paris, Doutor em Filosofia pela Universidade do Minho, foi membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica, e investigador da Fundação Ciência e Tecnologia.

Realizou seminários, conferências e palestras sobre arte, cultura e filosofia, lecionou em Mestrados e Cursos de Pós-Graduação, comissaria exposições de artes plásticas e escreve para catálogos de exposições, jornais e revistas de arte nacionais, sobre crítica de arte, estética e filosofia, tendo publicado em 2012, o livro "Modernidade e Desconstrução" (Lisboa, Fenda).


Jonathan Saldanha

Produtor, encenador e compositor, preocupado com as relações de som com a sua ressonância, desde cedo se interessou por sistemas de música não ocidentais e pela percussão, tendo começado por estudar tabla e música hindu, tocando música tradicional do norte da Índia.

Integrou projetos de cariz experimental, assume-se como construtor sonoro e plástico, tem colaborado com diversos performers nacionais e estrangeiros, atuando em cidades como Nova York, Washington, Boston, Paris, Orleans, Bruxelas, Berlim, Vigo, Porto, Lisboa e em festivais como "Filmer la Musique" e "Sónar". É membro fundador da Soopa, uma plataforma de música coletiva de artistas e pensadores, um laboratório visual e de som, com sede no Porto.


Bilhete: 1,00 €

Os bilhetes são adquiridos na receção do MMIPO.

image magnify