A conservadora-restauradora Rachel Barker visita o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto no próximo dia 1 de abril, pelas 10h00, para dar voz, na primeira pessoa, à palestra The Rothko Conservation Project - Black on Maroon.
A sessão dará a conhecer o projeto integrado por Rachel Barker, entre 2012 e 2014, no qual, através de um complexo e intenso processo de investigação e restauro, foi recuperada a pintura vandalizada do artista Mark Rothko, Black on Maroon. A intervenção foi distinguida internacionalmente com o prémio Anna Plowden, pela Investigação em Conservação, em 2015.
A obra foi vandalizada por um visitante, o artista russo Vladimir Umanets, que no canto inferior direito aplicou grafiti preto. Rachel Barker, através de técnicas e metodologias de estudo e investigação rigorosas, definiu os métodos mais seguros a aplicar na remoção da tinta, garantindo o menor grau possível de abrasividade, permitindo assim o seu retorno à exposição na Tate Modern.
A palestra The Rothko Conservation Project - Black on Maroon dá a conhecer, de uma forma rigorosa, a complexidade das técnicas e das diversas fases de tratamento e pesquisa envolvidas na recuperação da obra. Na sessão serão ainda apresentados e analisados os complexos processos envolvidos, nomeadamente na produção de amostras representativas dos materiais utilizados pelo artista, assim como os exames e análises efetuados à pintura e ao grafiti.
Rachel Barker trabalha, desde 1999, na Tate Modern, em Londres, como conservadora-restauradora, fazendo parte de diversos projetos de conservação. Especializada em pintura moderna e contemporânea, Rachel Barker, integrou também a equipa da National Gallery do Canadá.
Informações
data | 1 de abril 2017
hora | 10h às 12h
local | MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto
língua | Inglês
preço | €35 (IVA incluído)
inscrição | 2021@2021.pt ou 960 080 607