MMIPO

Sons do Barroco
Orquestra do Norte

25 NOV. | 18h00 | Igreja da Misericórdia do Porto

Programa

J. S. Bach - Concerto Brandenburg n.º 3, Allegro, Adagio, Allegro

J. S. Bach - Suite Orquestral n.º 3 - Air

F. Geminiani - Concerto Grosso Op. 2 n.º 1 em Dó menor, Andante, Allegro, Grave, Andante, Allegro Cantabile

F. Geminiani - Concerto Grosso Op. 2 n.º 3 em Ré menor, Allegro assai, Andante, Allegro assai

C. Seixas - Sinfonia em Sib maior, Allegro, Adagio, Minuet

J. B. Lully - Passacalle em Ré menor


Orquestra do Norte

Isabel Calado, cravo e direção.


Entrada livre


Orquestra do Norte

Agente de transformações na gestão cultural do nosso país e criadora de um novo paradigma musical, a Orquestra do Norte desenvolve uma intensa atividade com temporadas regulares de norte a sul do país. Realizou mais de 3.000 espetáculos em mais de uma centena de diferentes lugares. Apresentou-se ainda em Espanha, França e Alemanha.

Consciente da importância que representam o aumento e a diversificação da oferta artística no desenvolvimento cultural do país, a Orquestra do Norte realiza as obras maiores da história da música, servindo o grande repertório orquestral, do barroco à música contemporânea, dando especial atenção à difusão da música portuguesa.



Isabel Calado

Intérprete de cravo. Apresenta-se regularmente em concertos em vários países europeus e no Japão como solista e integrada em vários grupos de música de câmara e orquestras. Das orquestras com as quais trabalhou destacam-se a Orquestra do Norte, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Com.Cordas (Braga) e a Orquestra Barroca de Nagoya (Japão). Dos grupos de música de câmara com os quais trabalhou destacam-se o Musica et Tempora, o Ensamble dos Biscaínhos e a parceria desde 2009 com o tenor, residente no Reino Unido, Márcio da Rosa.

A sua discografia inclui dois CD's: Seis Sonatas Prussianas de C. P. E. Bach e Pièces de Clavecin:Huitiéme et Douziéme Ordres de F. Couperin, ambos gravados pelos Estúdios Rangel, Porto. Também gravou sonatas de D. Scarlatti no único cravo português original de 1758 da autoria de J. Antunes que sobreviveu até hoje e que se encontra no Museu da Música em Lisboa.

Paralelamente à atividade performativa leciona cravo e baixo contínuo no Conservatório de Música do Porto. Desde 2011 vários dos seus alunos têm sido premiados em concursos de cravo a nível nacional. Em março de 2015 lecionou uma masterclass de cravo e música de câmara em Nagoya, Japão.

Relativamente à formação, iniciou os seus estudos na escola em que atualmente leciona - o Conservatório de Música do Porto. Concluiu a licenciatura bietápica em Música, variante instrumento e ramo cravo na Escola Superior de Música de Lisboa em 2006 e o Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica, polo da Foz no Porto em 2011.

Recebeu em 2005 um prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Aperfeiçoou conhecimentos com intérpretes de cravo de renome em cursos/masterclasses em vários países europeus como: Carole Cerasi, Terence Charlston, Ilton Wjuniski, Ketil Haugsand, Rinaldo Alessandrini, Giorgio Cerasoli, Laurence Cummings, Sieber Henstra.



image magnify