MMIPO

Jornadas Europeias do Património 2015
Património Industrial e Técnico

O MMIPO vai participar nas Jornadas Europeias do Património 2015 nos dias 26 e 27 de setembro. Subordinadas este ano ao tema "Património Industrial e Técnico", as jornadas têm como objetivo sensibilizar os cidadãos para o valor deste património e para a importância de um olhar atualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro.


26 SET. | À Descoberta do MMIPO | 11h00 e 16h00

Visita orientada ao Museu (máximo 30 pessoas em cada horário)

A visita procurará desvendar um pouco da história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e dos seus propósitos institucionais. Algumas obras de arte que integram as coleções do Museu, como é o caso do Fons Vitae, serão alvo de atenção especial. Além das salas temáticas, a visita contempla dois espaços: a Igreja da Misericórdia, construção do século XVI que recebeu uma grande intervenção no século XVIII protagonizada por Nicolau Nasoni, e a Galeria dos Benfeitores, exemplar da Arquitectura do Ferro e do Vidro da cidade.

27 SET. | Assistir aos enfermos e visitar os presos | 10h00

Percurso pedestre desde o MMIPO ao Hospital de Santo António (máximo 20 pessoas)

Percurso que se iniciará no MMIPO com um enquadramento sobre a ação da Misericórdia do Porto ao longo de mais de 500 anos. Esta etapa inclui a passagem pela Igreja Privativa, testemunho da arte Maneirista e Barroca, e pela Galeria dos Benfeitores, exemplar da Arquitectura do Ferro e do Vidro. Depois, os visitantes percorrerão a Rua das Flores, na qual se fará uma referência ao Hospital de D. Lopo. Chegados à Cordoaria, ficarão a conhecer o papel assistencial que a Misericórdia do Porto desempenhou na Cadeia da Relação. O percurso termina diante do Hospital de Santo António, onde se fará uma abordagem acerca da história e da importância deste edifício da Misericórdia do Porto na cidade.


Estas actividades requerem marcação prévia, através do e-mail:

publicos@mmipo.scmp.pt


Aos preços em vigor não será cobrado o acréscimo da visita guiada.