O "Presépio das Flores" surgiu de um desafio lançado pelo Gabinete Religioso e Culto (GRC) aos diferentes estabelecimentos da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Com esta iniciativa, pretende-se dinamizar e impulsionar, anualmente, a conceção de um presépio na Igreja da Misericórdia do Porto.
Assim, foi criado um grupo de trabalho com elementos do Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF), do Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD) e dos Estabelecimentos Residenciais para Pessoas Idosas. Este projeto contou com a colaboração dos utentes e das equipas ocupacionais destes estabelecimentos e pretendeu reflectir o espírito da Misericórdia do Porto e da época natalícia.
O "Presépio das Flores" apodera-se do nome da rua que o alberga e dá origem um brainstorming onde figuram palavras como: anunciação, açucena, sagrada família, flor-de-lis, rosa de natal, natividade e lírio.
O projeto concretiza-se num jogo de planos e luzes contidos numa caixa de madeira que se apropria de uma das janelas da Igreja e expande-se numa teia projectada, criando a ilusão de ponto de fuga que reforça a atenção às figuras centrais do presépio.
Destacam-se, ainda, as flores de diferentes tamanhos e os materiais que adornam o espaço envolvente, criando um padrão de tons irregulares e originando uma mescla de brancos.
Um presépio inclusivo, o Presépio das Flores, de Natal, da Misericórdia?
Ficha técnica:
Coordenação - Lídia Neves (GRC)
Projeto - Cláudia Lopes (CHCF) e Lígia Guedes (CIAD); equipa técnica do Departamento de Intervenção Social.