MMIPO

Exposição
"Um simbólico sepulcro"

Urna Eucarística

Século XVIII [1ª metade]

Prata relevada, incisa e recortada; madeira; vidros coloridos; seda.

61,5 x 66,5 x 51,5 cm

Coleção MNMC 6879


Este objeto era utilizado na reposição eucarística de Quinta para Sexta-feira Santas, sendo proveniente do Convento do Louriçal. Com efeito, utilizada como recetáculo, a urna eucarística era uma alfaia religiosa usual nas cerimónias da Semana Santa. No decorrer da celebração litúrgica de Quinta-feira da Semana Santa, procedia-se à consagração da hóstia que seria usada na Sexta-feira, dado que não havia celebração eucarística nesse dia.

Depois da sagração, a hóstia seria guardada numa patena, encerrada numa pala e tapada por um véu branco, acondicionando-se no interior da urna que, por sua vez, era fechada à chave.

Pousada sobre uma base elevada, a urna era exposta aos fiéis sobre um altar arranjado especialmente para esse efeito, o qual era também designado por Sepulcro ou Monumento. Apenas flores e velas acesas eram permitidas para enquadrar o simbólico "Sepulcro", sendo interdita a utilização de panos negros, a exposição de outras alfaias religiosas ou de imagens de santos e ainda de representações alusivas à Paixão de Cristo.


image magnify