Estará patente no MMIPO a exposição de 40 fotografias seleccionadas de um conjunto de centenas de imagens do acompanhamento das obras de requalificação da Igreja dos Clérigos.
São imagens autónomas, escolhidas apaixonadamente pelo seu autor - Luís Ferreira Alves. São também imagens que testemunham o renascimento de um lugar e o regresso ao esplendor da arte de Nasoni.
Datas: 21 abr - 5 jun
Local: MMIPO - Galeria dos Benfeitores
Preço: 2,50 €
Biografia de Luís Ferreira Alves
Luís Ferreira Alves nasceu em Valadares, Vila Nova de Gaia, em 1938. Seccionista ativo do Cineclube do Porto, nos idos de 50, cofundador da Secção de Formato Reduzido e Cinema Experimental, fez parte da equipa que realizou o documentário "Auto da Floripes".
Nos primórdios dos anos 80 iniciou, como amador, uma intensa atividade fotográfica, sendo de registar a exposição, em colaboração com Gabriela Ribeiro, sobre o teatro independente "Fotografia de Cena", na Árvore, onde também expôs mais tarde uma grande série de imagens subordinados ao tema da destruição urbana da cidade do Porto: "Em busca da cor perdida".
Especializou-se na fotografia de arquitetura, património e território, publicando regularmente em revistas de todo o mundo. Colaborou intimamente com arquitetos da chamada "Escola do Porto". Realizador de vídeos de arquitetura e culturais, tem dezenas de livros editados e realizou inúmeras exposições, algumas delas em coautoria, dentro e fora do país.
Em 8 de outubro de 2013 foi-lhe atribuído, em Lisboa, o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos. Em julho de 2015 foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro.