MMIPO

Concerto Gregoriano
Coro Gregoriano do Porto

28 DEZ. | 18h00 | Igreja da Misericórdia do Porto

O Coro Gregoriano do Porto nasceu no dia 3 de dezembro de 1995 (1.º Domingo do Advento), fruto do encontro de antigos alunos dos seminários do Porto que pretendiam preservar a sua memória cultural. Se o "Veni Creator", cantado no Mosteiro de Arouca, foi o motete inspirador, o "Rorate caeli", na Igreja da Lapa no Porto, foi o cântico fundador.

Atualmente, sob a orientação do diácono Joaquim Freitas Soares, por falecimento do seu maestro e fundador, Belarmino Soares, tem sede na Igreja da Trindade, Porto, onde canta a Eucaristia das 17 horas, no último domingo de cada mês.

Formado por professores, bancários, jornalistas, comerciantes, num total de 20 elementos, dedica-se exclusivamente à interpretação do Canto Gregoriano.

Realizou concertos em muitas localidades do país, desde Caminha, Melgaço e Miranda do Douro a Ferreira do Alentejo, passando, entre outras, por Covilhã e Lisboa, a convite das Universidades do Porto, de Vila Real e de Coimbra, de autarquias locais, museus, associações, paróquias e outras instituições de índole científica, cultural e religiosa. Realizou um concerto na Assembleia da República.

Por duas vezes, solenizou a "Missa do Peregrino" na Catedral de Santiago de Compostela e cantou a Eucaristia, em diversas celebrações, na Sé Catedral do Porto. No dia 9 de maio de 2012, cantou na Praça de S. Pedro, em Roma. Gravou para a TSF e atuou na RTP1. Está representado na coletânea Os Melhores Coros Amadores da Região - Porto. Gravou quatro CD em: 2000, Rorate (esgotado); 2004, Gaudete; 2008, Ecce Mater Tua e 2011 Cantate Domino.


Programa

Entrada
Veni Creator Spiritus

Natal
Rorate caeli desuper
Ave Maria
O Sapientia/O Emmanuel
Hodie Christus natus est
Puer natus in Bethlehem
Puer natus est nobis

Poema: Natal das Sombras - Miguel Trigueiros

Fons Vitae
Christus factus est pro nobis
Ave verum Corpus natum

Poema: Deus no Sacrifício - Miguel Trigueiros

Nossa Senhora da Misericórdia
Cum vidisset Jesus Matrem
Nativitas tua, Dei Genitrix Virgo
Salve Sancta Parens
Tota Pulchra es
Salve Mater Misericordiae


Entrada livre


image magnify