17 DEZ. a 20 JAN.
10h00 - 17h00
A representação de "Santa Maria Madalena", em êxtase e rodeada de anjos, patenteia a produção artística da artista, revelando um trabalho meticuloso do pormenor, nos rostos iluminados e no exercício mimético das texturas dos tecidos. Trata-se de um óleo sobre cobre, assinado e datado pela artista em 1679.
O lusodescendente Philippe Esteves Mendes, residente em Paris, adquiriu a pintura em janeiro de 2015 na leiloeira Sotheby's de Nova Iorque e disponibilizou-a ao Museu Nacional de Arte Antiga para a exposição "Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português". Destinada a integrar a exposição permanente do Museu do Louvre, numa sala onde se encontra uma obra do pai da artista - Baltazar Gomes Figueira, a pintura estará em exposição no MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto de 17 de dezembro a 20 de janeiro.
17 DEZ.
17h00 | Conferência proferida por Joaquim Caetano (Museu Nacional de Arte Antiga)
Joaquim Oliveira Caetano é licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa e doutor em História de Arte pela Universidade de Évora. Lecionou História da Arte do Renascimento e Museologia na Escola Superior de artes Decorativas de Lisboa, no AR.CO. comunicação Visual e na Universidade de Évora. Trabalhou na Biblioteca Nacional de Portugal, no Museu de Évora (onde foi diretor de 2000 a 2010) e no Museu Nacional de Arte Antiga, onde é conservador na coleção de pintura. Foi comissário de várias exposições, em Portugal e Espanha, e conferencista em vários museus e universidades europeias e americanas. Publica regularmente sobre História da Arte Portuguesa desde 1985. Entre os seus últimos trabalhos conta-se o cocomissariado da exposição do MNAA: "Josefa de Ayalla e a Invenção do Barroco Português", em 2015, sendo autor de grande parte dos textos do seu catálogo.
"São obras [Santa Maria Madalena] de uma enorme alegria, de colorido leve, muito floridas e cheias de pormenores decorativos semelhantes, como o coroamento dos santos por flores. Note-se como a presença de um foco luminoso no interior de um quadro, como a vela que o anjo segura, ocupando exatamente o centro da composição, já não produz qualquer influência sobre a iluminação da pintura, quando, nas obras iniciais, essa tinha sido uma das principais áreas de investigação da pintora."
Caetano, J. (2015). Pág 73. In Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português. Lisboa: MNAA.
18h00 | Recital de flauta e harpa
Programa:
Johann Sebastian Bach - Partita n.º 1 em Si bemol Maior BWV 825, na versão para Harpa solo.
Praeludium
Allemande
Sarabande
Menuet I
Menuet II
Menuet I da capo
Giga
Georg Friedrich Händel (atrib.) - Sonata Halle n.º 3 em Si menor HWV 376
Adagio
Allegro
Largo
Allegro
António Rodil - Sonata n.º 1
Allegro
Adagio
Presto
Carlos Seixas - Toccata em Sol menor
Moderato
Giga
Allegro
Pedro António Avondano - Seis minuetos
Johann Sebastian Bach (atrib.) - Sonata em Dó Maior BWV 1033
Andante
Allegro
Adagio
Menuet I
Menuet II
Menuet I da capo
Solistas da Orquestra XXI
Adriana Ferreira, flauta
Zita Silva, harpa
Ficha técnica da Obra
Santa Maria Madalena
Josefa de Ayala
(Sevilha, 1630 - Óbidos, 1684)
Assinado e datado Josepha em Obidos, 1679
Óleo sobre cobre
34 x 42,2 cm
Paris, Coleção Particular