Hoje, celebramos o nascimento do homem que viria a ser D. Pedro IV de Portugal e o primeiro Imperador do Brasil. Uma figura com um legado que atravessa continentes e séculos. Nascido em Queluz a 12 de outubro de 1798, D. Pedro foi o segundo filho varão de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Vigésimo sexto rei de Portugal (1826), ficou conhecido pelo cognome "o Libertador".
A morte de D. João VI criou um problema na sucessão dinástica, com os seus dois filhos, D. Pedro IV e D. Miguel I, a disputar o trono. As suas divergências resultaram num confronto que culminou numa guerra civil, um evento que deixou uma marca profunda na história de Portugal, refletindo as tensões entre absolutistas e liberais.
Para compreender melhor este conflito, o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e o Museu do Tesouro Real unem-se pela primeira vez numa parceria que convida o público a descobrir uma nova perspetiva sobre este período histórico. Sob o tema "O Outro Lado da História", ambas as instituições irão apresentar visitas orientadas focadas no seu acervo museológico.
Venha ao Museu do Tesouro Real, no dia 20 de outubro, e ao MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, no dia 23 de outubro, às 14h30, para conhecer mais sobre a sua vida e o seu impacto na história de Portugal.
A visita ao MMIPO é gratuita e limitada a 50 participantes. Garanta já o seu lugar!
+ INFO
publicos@mmipo.scmp.pt
T.+351 220 906 961
Messenger do MMIPO
Juntos celebramos cultura, legado e futuro.