Conjunto formado por cálice e patena.
Cálice de prata dourada, com uma orla da base recortada em doze secções rectilíneas, ornamentadas com elementos fitomórficos; o Campo da base, definindo dose lóbulos, é alteado através de gradinha vazada, formando elementos vegetalistas, sendo encimada por remate em flor-de-lis. Esta superfície faz alternar seis lóbulos figurativos, possuindo a representação de seis apóstulos, com outros seis ornamentos, no plano inferior, decorado por margaridas com pétalas prateadas e centro dourado, e, no plano superior, por outro elemento floral.
a aste apresenta-se sextavada e decorada com elementos arquitectónicos, em diversos níveis de saliência, ornamentados por rosáceas arcobotantes e pináculos. No nó central, acastelado em alçado de dois andares, o andar inferior possuiu um friso de flores-de-lis, formando um balcão, nele se encontrando presentes estatuetas sob edículas góticas representando apóstulos, alguns com defeciência nos atributos classificativos. No entanto, este andar, tal como o superior, é rematado por cimalha flor-de-lisada, decoração característica deste período do gótico arquitectónico.
falsa copa com duas cercaduras: na do plano inferior, dispôe-se uma alternância entre anjos e taças, numa linguagem aproximada já à gramática renascentista, e nela se podem encontrar cinco argolas; segue-se-lhe um cordão separando a cercadura superior, com doze argolas para suspensão, provavelmente, de tintinábulos; a outra cercadura é decorada com anjos orantes e anjos músicos em alternância com flores, sendo por cordão saliente formado por enrolamentos de folhagem. O cálice possui na copa a seguinte inscrição: "*HIC EST ENIM CALIX NOVI TESTAMENTI".