MMIPO

"Sempre Acompanhados" promove passeios culturais junto dos seniores

No âmbito do programa de verão, do projeto "Sempre Acompanhados", realizaram-se recentemente duas visitas guiadas - uma à Casa da Música e outra ao MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto -, que proporcionaram aos seniores momentos de descoberta e partilha.

No dia 25 de julho, o grupo teve a oportunidade de visitar a Casa da Música, um edifício aclamado internacionalmente pela sua beleza arquitetónica. Este dia permitiu viver uma experiência sensorial única. A combinação entre visão e audição unificou a vivência, onde um reforçou e elevou o outro. Durante a visita, os seniores foram conduzidos através dos detalhes arquitetónicos e informados sobre o complexo sistema de insonorização dentro do edifício. De ouvidos afinados, assistiram ao ensaio da orquestra, seguido de uma dinâmica virtual interativa que permitiu gerar sons dos diversos instrumentos através dos seus próprios movimentos. Foram muitas as histórias partilhadas. No final, o grupo expressou um feedback muito positivo, demonstrando alegria e emoção com a estética e musicalidade dos espaços.

O segundo passeio cultural teve lugar no dia 30 de julho, com a visita ao MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. Nos três pisos do museu, os seniores começaram de cima, pelo 4.º andar da casa, com uma viagem por estes cinco séculos, em várias salas dedicadas à história e atividades da Misericórdia do Porto, aos benfeitores, à pintura e escultura, à ourivesaria e paramentaria, descendo para um espaço dedicado à Igreja Privativa da Misericórdia do Porto, com o desenho da fachada reabilitada pelo arquiteto-pintor Nicolau Nasoni. Foi uma oportunidade para relembrar a história da cidade, especialmente durante a visita à Igreja, onde muitos recordaram com carinho a Rua das Flores e outros locais emblemáticos da cidade do Porto. Esta foi a primeira visita ao MMIPO para este grupo, que se mostrou entusiasmado por, finalmente, conhecer este espaço cultural.

A solidão afeta milhares de seniores, mas juntos podemos fazer a diferença! Para combater a solidão e o seu impacto nos nossos seniores, a Fundação "la Caixa" lançou o programa "Sempre Acompanhados", em parceria com várias instituições e entidades sociais, como a Misericórdia do Porto, que atua na área geográfica da Câmara Municipal do Porto, mais concretamente na freguesia do Bonfim. A solidão não é apenas um sentimento, mas também um problema de saúde pública. Há quem diga que se transformou numa das epidemias mais graves do século XXI. Segundo a Fundação "la Caixa", em Portugal, cerca de meio milhão de pessoas seniores sofrem de solidão. E o impacto que tem pode ser devastador, sendo urgente procurar estratégias para a apaziguar. O programa "Sempre Acompanhados" surgiu como resposta a esta necessidade urgente, em colaboração com o BPI, inicialmente em Espanha e, posteriormente, em Portugal, nas cidades do Porto e de Lisboa.


Juntos celebramos cultura, legado e futuro.