Patena circular em prata dourada com tarja ornada de elementos fitomórficos estilizados, seguida de cercadura com inscrições em caracteres góticos ("AD LAUDEM DEI MILICIA ABATISA ME FECIT")entremenados por elementos vegetalistas; parte central duplamente rebaixada, sendo a inferior envolta por seis lóbulos, com medalhão circular central, onde se inscreve a representação emblemática de D. Melícia de Melo: uma coluna enrolada por corda e ladeada por dois flagelos. Os esmaltes são de tonalidade verde, azul claro e amarelo ocre, com figurações fitomórficas envolvendo o brasão, em cujo interior observamos vestígios de esmalte azul e lilás, por toda a superfície da patena dispôe-se motivos decorativos vegetalistas, alguns definidos por pontilhados; no verso, moldura exterior com elementos fitomórficos entremeados por três representações herádicas esquartejadas, que se repetem em medalhão central, envoltas por inscrição ("ESTE*CALEZ^*TROUXE*ILENA*DA*MAIA*FILHA*DA*MA/DE*N/D(?)A/MAIA"). Ao longo do verso, dispõem-se elementos vegetalistas, representados essencialmente através de pontilhados, com uma excepção dada pela figuração de uma parte do corpo de caracol no lóbulo situado sobre o escudo central.
Sobre o encomendante da obra, D. Melícia de Melo, e sobre percurso desta alfaia, vd. o que escrevemos a propósito do outro cálice de Arouca. Esta peça foi legada pelo Reverendo manuel de Cerqueira Vilaça Bacelar à Santa Casa da Misericórdia do Porto, como consta do seu testamento. "Deixo á Santa Caza da Misericórdia desta cidade(Porto) o meu calis mais rico que tenho com as suas pertenças"
A riqueza deste conjunto e do anterior e do anterior revelam a qualidade atingida na ourivesaria religiosa portuguesa na primeira metade do séc. XVI, tanto do Gótico final como da transição para o Renascimento. O forte apelo cromático, permitido pela prataria dourada associada aos esmaltes, existentes em ambos os exemplares, traduz outra das vertentes da ourivesaria quinhentista, demonstrado por exemplares sobreviventes e outros devidamente documentados, mas entretanto desaparecidos. e esta ideia perpassa tanto o domínio da outrivesaria religiosa como o da civil.
Dimensões: 1,5x21,5x21x5cm
Peso: 377g