MMIPO

MMIPO comemora 9 anos de história


É com grande entusiasmo e honra que celebramos hoje o 9.º aniversário do MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. Este museu foi inaugurado no dia 15 de julho de 2015, na rua das Flores, pela Misericórdia do Porto, revivendo uma instituição cuja história se entrelaça com a da própria cidade.

A Misericórdia do Porto sempre teve uma forte componente cultural, enraizada na sua identidade e missão. No final do século XIX, surgiu a ideia de criar um museu, um espaço onde a memória dos benfeitores fosse eternizada. Foi o provedor Conde de Samodães, reconhecido homem das letras e das artes, quem deu os primeiros passos nessa direção. Ele mandou construir uma galeria destinada a expor permanentemente os retratos dos benfeitores, revelando assim o contributo daqueles que tanto fizeram pela instituição.

Reconheceu-se, naquela época, a importância essencial da identidade cultural e da compreensão do legado de uma história conjunta. A Galeria dos Benfeitores, construída pela Fundição de Massarelos, acabou por ser inaugurada a 18 de maio de 1890 pelo provedor Castro e Solla. Aí, fizeram-se todo o tipo de iniciativas ao longo do século XX: expuseram-se grandes pintores portugueses, como António Carneiro ou Aurélia de Souza. Foi um espaço cultural por excelência. 

No entanto, o sonho do Conde de Samodães só se concretizou plenamente em 2015 quando, o atual provedor, a Mesa Administrativa e muitos colaboradores, finalmente uniram esforços e deram vida ao museu. O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto celebra não só a história da Misericórdia do Porto, mas também serve como um testemunho vivo do seu compromisso contínuo com a cultura e a comunidade. Assim, ao visitarmos o museu, fazemos uma viagem no tempo, recordando e honrando aqueles que, com generosidade e dedicação, ajudaram a moldar a instituição ao longo de séculos.

O museu ocupa agora o mesmo edifício que foi sede da instituição desde meados do século XVI até 2013, preservando e divulgando o rico património artístico da Misericórdia do Porto ao longo de 525 anos de história. 

Esta história precisa de ser protegida e partilhada, pois sem a memória do passado, o futuro perde-se. O legado de hoje será o alicerce para as gerações que virão.

Venha celebrar connosco este dia!



Juntos preservamos história, arte e cultura.